teva

4 dicas para manter um coração mais forte e saudável

Conhece os principais inimigos do seu coração? A idade, o historial familiar, a hipertensão arterial, a diabetes, o colesterol elevado, o tabagismo e o excesso de peso são fatores de risco. Quanto maior for o número destes fatores, maior será o risco para uma pessoa desenvolver doenças cardiovasculares. Porém, há uma boa notícia! Grande parte destes fatores de risco podem ser minimizados com um estilo de vida saudável.

 

Faça exercício físico regularmente

Bastam 30 a 60 minutos de exercício por dia, vários dias por semana para começar a sentir os benefícios. A partir da primeira semana de atividade física regular poderá baixar a sua pressão arterial e é frequente que se sinta mais enérgico e relaxado.

60 minutos diários de uma atividade como uma caminhada ou Ioga, ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, para além de ajudarem a controlar e prevenir fatores de risco como o colesterol elevado e a obesidade.

Ao fim de 3 meses de um estilo de vida ativo, vai sentir com mais saúde, com uma postura mais correta, músculos e ossos mais fortes, mais confiante e com uma perspetiva mais positiva perante a vida.

 

Mantenha uma alimentação saudável

Uma dieta equilibrada contém muitos vegetais e frutas, hidratos de carbono como pão de mistura, massa e arroz, lacticínios magros ou meio gordos, mais peixe do que carne, bastante água e pouca gordura. Uma boa alimentação é um dos aspetos mais importantes para manter ou melhorar a sua saúde e traz muitos benefícios ao seu coração. Escolher os alimentos certos, em quantidades adequadas tem vantagens como: melhorar as hipóteses de sobrevivência após um ataque cardíaco, ajudar a reduzir a tensão arterial para níveis mais baixos, baixar os níveis de colesterol no sangue, ajudar a proteger contra a diabetes tipo 2 e ainda ajudar a proteger contra alguns tipos de cancro.

 

Controle o seu peso

O aumento de peso acontece quando ingerimos mais calorias do que aquelas que o corpo vai consumir. Este excesso de peso, porém, não é repentino e pode passar muito tempo sem darmos conta do seu aumento. Quando há uma ingestão aumentada de calorias, associada a um trabalho sedentário e a pouco tempo livre para praticar atividade física, esse descontrolo de peso poderá ser constatado ao longo dos anos. O excesso de peso é, por isso, hoje, cada vez mais frequente e a obesidade é uma das grandes preocupações da Organização Mundial da Saúde. Controlar o seu peso não tem necessariamente que implicar uma mudança de vida radical. Comece por alterar pequenos hábitos e rotinas no seu dia a dia, que a longo prazo farão a diferença, como por exemplo, cortar em alimentos muito calóricos e praticar mais exercício físico.

 

Controle a sua tensão arterial

Baixar a sua pressão sanguínea ajuda-o a reduzir o risco de doença cardiovascular. Comece por medir regularmente a sua pressão sanguínea e, em conjunto com o seu médico, interprete os resultados para encontrar os valores ideais. Se o seu médico lhe receitar medicação para baixar a pressão arterial, tome de acordo com a medicação.

Se fuma, deixe de fumar. Corte no sal e evite produtos alimentares com muito sal, tais com batatas fritas, produtos de charcutaria e alimentos preparados ou processados. Se costuma comer fora com frequência, escolha bem. Prefira ingredientes frescos e preparados com pouca gordura ou molhos.

 

 

 

Leave a comment

Mais Sobre Saúde