Dicas importantes para escolher o melhor protetor solar
O sol é fonte de energia e de vida, com efeitos benéficos para a nossa saúde, sendo reconhecido o seu papel na síntese da vitamina D. O sol pode ainda afetar de forma positiva o nosso humor, através da sua ação antidepressiva, que aliás todos comprovamos com a chegada do verão. Isto não significa que não tenhamos de ter preocupações em relação aos riscos e consequências negativas da exposição solar. Passar muitas horas ao sol, por vezes de forma deliberada e excessiva com o objetivo de ganhar uma pele mais bronzeada é um comportamento de risco. Estes descuidos e imprudências têm consequências imediatas como queimaduras solares, e outras consequências que apenas surgem mais tarde, como o envelhecimento prematuro da pele e de vários tipos de cancro da pele.
O protetor solar é um dos principais meios para conseguir defender a pele dos raios ultravioletas. Hoje, encontramos no mercado uma enorme variedade de protetores solares, com diferentes texturas, FPS (fator de proteção solar) e outras caraterísticas que nos podem fazer questionar qual é afinal o melhor protetor solar para a nossa pele.
Radiação UVA (ultravioleta A) e UVB (ultravioleta B)
Algo que deve ter em conta é a proteção contra os diferentes tipos de radiação. Opte por um protetor solar que o defenda tanto da radiação UVA, como da radiação UVB.
A UVA é responsável pelo envelhecimento da pele, pelas rugas e manchas de idade. Já a UVB pode causar ainda mais danos na pele, como queimaduras, que podem, mais tarde, originar cancro de pele.
FPS
O FPS deve ser sempre considerado. Quanto mais elevado for o FPS, maior a sua capacidade de filtrar a radiação solar. Segundo os especialistas, um protetor solar deve ter um FPS mínimo de 30, sendo que o ideal é escolher um com FPS 50+, seja qual for o seu tipo ou cor de pele.
Textura
Spray, loção, gel, stick ou creme. Estas são as diferentes texturas existentes e nenhuma é mais ou menos eficaz do que outra. Selecione a textura de acordo com o seu gosto, tendo em conta que o spray e a loção são de fácil aplicação, e o creme pode ser mais adequado para peles secas ou zonas do corpo como o rosto. Quanto ao gel, é mais indicado para o couro cabeludo, e o stick para a zona dos lábios.
Químicos ou minerais?
Existem dois tipos de filtros: os químicos e os minerais. Um protetor solar mineral tem uma cor branca e uma textura mais densa e espessa que garante uma proteção imediata. Os protetores solares químicos são geralmente mais leves e fluidos.
Enquanto os protetores solares químicos usam cinamatos, salicilatos e benzofenonas para absorver as radiações ultravioletas transformando-as em calor, os filtros minerais ou físicos utilizam dióxido de titânio e óxido de zinco, sendo por isso capazes de proteger a pele dos raios UV através da reflexão da luz solar. Estes são por isso especialmente recomendados para bebés até aos dois anos de idade, e para pessoas com peles sensíveis com rosácea, dermatite, alergias, pele oleosa, reativa, sensível ou intolerante ao sol.2
Qual é a escolha acertada?
A resposta é simples. Não existe apenas um protetor solar recomendado. Tudo depende do seu gosto, preferência e do seu tipo de pele. No entanto, opte sempre por um protetor solar com um FPS elevado, pelo menos acima de 30, para garantir uma proteção mais profunda e eficaz.
Importa também que o protetor solar seja bem aplicado. Coloque 30 minutos antes de ir para a praia ou piscina e renove as aplicações de 2 em 2 horas e após o banho, mesmo que o protetor seja à prova de água.
Com um bom protetor solar podemos desfrutar do sol em segurança, sem colocarmos a nossa saúde em risco, neste verão e no futuro. Agora, com as nossas dicas, só lhe resta uma tarefa: aproveitar ar livre! A Teva deseja-lhe um bom verão, sem escaldões e com uma pele sempre bem protegida.
Referências:
1. Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV). “Cuidados com a pele”. Disponível em: https://www.spdv.pt/_cuidados_com_a_pele (acesso em Julho 2022)
2. Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC). “Cuidados a ter na exposição solar. Disponível em: https://www.apcancrocutaneo.pt/index.php/prevencao/cuidados-a-ter. (acesso em Julho 2022)